Dirigindo na Austrália – Carteira de Habilitação de Carro

Antes de qualquer coisa é importante saber que aqui se dirige na mão inglesa, o volante fica do lado direito do carro e você anda do lado esquerdo da rua. É um pouco confuso no começo mas acostuma rápido! Você bate a mão na porta tentando trocar de marcha, liga o limpador do para-brisa ao invés da seta, entra na rotatória pelo lado errado, mas na terceira vez que dirigir já tá craque hahahaha.

Cada estado da Austrália tem suas próprias regras e procedimentos para obtenção da driver licence (carteira de habilitação), portanto falarei aqui somente do estado que eu moro e do que tenho conhecimento do assunto, nesse caso, New South Wales. O órgão emissor é o Roads and Maritime Services (RMS/RTA). Todas as informações e valores descritos nesse post foram retirados do site citado acima em novembro de 2014, portanto servem somente como um guia, para informações e valores atualizados por favor consulte o site oficial do RMS.

Se você for visitante (residente temporário) pode usar a CNH brasileira acompanhada da tradução ou a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é obtida no Detran (algo em torno de R$50). Se você for morar na Austrália por mais de 3 meses você pode aplicar para a carteira australiana. Se você for residente permanente terá ate 3 meses para providenciar a carteira australiana.

As classes são as mesmas para todos os estados da Austrália, carro é classe C (car) e moto R (rider), por exemplo. Para as demais clique aqui.

Tirando a carteira pela primeira vez (carro)

O governo de NSW introduziu o Graduated Licensing Scheme, um processo que visa dar experiência com segurança aos novos motoristas, o processo completo leva no mínimo 4 anos para passar por todos os estágios. São 7 estágios para passar da carteira de aprendiz (learner) até a efetiva (full licence ou unrestricted):

  1. Fazer o teste teórico – Driver Knowledge Test (DKT) – você receberá a learner licence e deve usar uma placa amarela com um L próxima a placa do carro, na frente e atrás.
  2. Manter essa carteira por pelo menos 12 meses e completar 120 horas de direção supervisionada (alguém que tenha a full licence), incluindo 20 horas de direção noturna se você for menor de 25 anos.
  3. Fazer o teste prático – Driving Test – você receberá a carteira provisória P1 licence e passa a usar uma placa branca com um P vermelho no carro.
  4. Manter a P1 por pelo menos 12 meses.
  5. Fazer o teste de percepção de risco – Hazard Perception Test (HPT) – você receberá a carteira provisória P2 licence e passa a usar uma placa branca com P verde no carro.
  6. Manter a P2 por pelo menos 24 meses.
  7. Fazer o teste de qualificação do motorista – Driver Qualification Test (DQT) – você receberá então a full licence e não precisa mais usar nenhum tipo de placa no carro.

*Atualização: Tirei também a carteira de moto aqui na Austrália e você pode conferir o processo clicando aqui.

Convertendo uma carteira internacional (carro)

O tipo da carteira vai depender de há quanto tempo você tem a carteira no Brasil. Veja a seção Moving to NSW (mudando para NSW).

tabela

Eu já tinha a carteira brasileira há mais de 3 anos então pude fazer o processo mais simples que consiste no teste teórico, teste de visão e teste prático. Sobre os demais testes acesse o site do RMS.

Driver Knowledge Test (DKT) – Teste teórico

No site do RMS você pode fazer o download do Road Users’ Handbook com todas as informações necessárias para o teste como regras de trânsito, multas e pontos na carteira, e um guia com todas as possíveis perguntas do teste com as respostas. Além desses documentos o site oferece um simulado pra você treinar antes de fazer o teste, existe também um aplicativo pra smartphone com esse simulado 😉 (Esses links são para o teste de carro, consulte o site para as demais categorias).

É necessário agendar um horário no site e pagar o valor de $43, normalmente tem horário disponível dentro de uma semana mas isso pode variar dependendo da época e do local escolhido. Chegando lá você entrega os documentos necessários e preenche o formulário de aplicação. O teste é feito em um computador ali mesmo e o formato é idêntico o simulador do site, consiste em 45 perguntas, sendo 15 delas de conhecimento geral na primeira parte e 30 perguntas de segurança no transito na segunda parte. Dessas 45 perguntas você deve acertar pelo menos 12 na primeira parte e 29 na segunda. O resultado aparece na hora, caso reprove você deverá agendar um novo teste e caso você seja aprovado deve voltar ao guichê para o teste de visão.

Simulado

Simulado

Eyesight test- Teste de Visão

É feito ali mesmo no guichê, o atendente liga um projetor que reflete na parede de trás dele e pede pra você ler duas ou três linhas. A regra dos óculos é a mesma do Brasil, se usá-los na hora do teste uma condição será adicionada na sua carteira e você terá que usá-los sempre que for dirigir/pilotar.

Depois disso você já pode pegar a Learner Driver Licence (carteira de aprendiz). Basta tirar uma foto, pagar uma taxa de $24 pela carteira e esperar a impressão, tudo na hora.

Learner Driver Licence

Learner Driver Licence

Driving test – teste prático

Assim como no teste teórico o teste prático também deverá ser agendado no site e ser pago o valor de $52. Novamente você deverá levar os documentos necessários e preencher o formulário de aplicação. Você pode utilizar seu próprio carro ou alugar um carro para o teste, o aplicador irá inspecionar o carro para saber se ele está em condições de uso. Assim como no Brasil o teste começa antes mesmo de você ligar o carro e o aplicador irá avaliar principalmente sua capacidade de perceber riscos, tomar decisões e compartilhar as vias com os demais veículos, ciclistas e pedestres. Uma coisa que eles acham muito importante e você pode perder pontos se não fizer é olhar por cima do ombro para notar motociclistas e ciclistas (que também utilizam as vias). O aplicador irá pedir algumas manobras que podem incluir rampa, retorno de três pontos, estacionar paralelo ao meio-fio, de frente ou de ré à 45° ou 90°. O site também disponibiliza para download um guia bem explicado para esse teste.

Uma vez terminado o teste o aplicador irá analisar seu desempenho e te dar o resultado dentro de alguns minutos (ou muitos dependendo do humor dele haha), então você volta ao guichê com a aprovação e documentos, tira outra foto, paga a taxa de emissão da nova carteira (cada categoria tem um preço, no meu caso peguei direto a full licence e paguei $54, válida por um ano) e aguarda a impressão.

Full Licence

Full Licence

Principais documentos para identificação:

*Todos os documentos devem ser originais. Listarei aqui os principais documentos para quem não é residente permanente ou cidadão, clique aqui para a lista completa.

• Atual carteira de habilitação do seu país de origem acompanhada de tradução oficial – a tradução deve ser feita no Community Relations Commission of NSW  (a partir de $77 para entrega em 14 dias, mais opções aqui) ou no Department of Social Services (DSS)  (grátis, porém você devera checar sua elegibilidade)

• Comprovante de residência (caso nenhum dos outros documentos contenham seu endereço atual).

• Passaporte válido e visto.

• Cartão do plano de saúde, cartão de credito/débito ou carteira de estudante de escola secundária, TAFE ou universidade.

Todas as informações foram retiradas do site Roads and Maritime Services (RMS).

Obrigada pela visita pessoal 😀

M.

Anúncios

Marcado:, , , , ,

5 pensamentos sobre “Dirigindo na Austrália – Carteira de Habilitação de Carro

  1. Bruno Martins Pimentel maio 17, 2016 às 12:15 pm Reply

    OI estou com uma dúvida …. Se eu tiver levado alguns pontos da carteira isso vai me atrapalhar na hora de renovar o visto ??

    Curtido por 1 pessoa

    • Michele Paes maio 17, 2016 às 1:38 pm Reply

      Oi Bruno, a melhor opção seria você confirmar com seu agente pois não sei te dizer se a imigração levanta esses dados. Mas eu tinha pontos quando renovei pro work visa e depois pro PR e não teve nenhum problema. Acredito que possa dar algum problema caso tenha alguma pendência, multa não paga por exemplo, pois pra alguns vistos eles pedem os antecedentes criminais mas não sei te dizer se aparece algo relacionado a trânsito.

      Curtir

  2. […] da carteira de habilitação e também com todo o procedimento da categoria de carro, clique aqui pra ver o […]

    Curtir

  3. Altevir Paes nov 9, 2014 às 7:55 am Reply

    legal o video, boa matéria sobre habilitação na austrália curiosidades e muito mais……………..

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: